Telemedicina no Brasil, o que é? E tudo o mais que você precisa saber.

Telemedicina no Brasil, o que é? E tudo o mais que você precisa saber.

Telemedicina no Brasil, o que é? Como funciona? Qual a melhor opção?

Modelo de atendimento remoto é solução para atendimentos mais ágeis e maior volume de pacientes.

No último dia 26 de Março, o Governo publicou a portaria de número 467 que revisou e regulou a prática da Telemedicina no Brasil. Essa portaria, popularmente conhecida como Lei da Telemedicina, foi uma resposta do Estado e do Conselho Federal de Medicina  ao crescente número de infectados pelo coronavírus e vem como solução os serviços de saúde. 

telemedicina-no-brasil-medico

Ver seu médico pelo smartphone, tablet, ou notebook pode se tornar um hábito frequente e recomendado.

De acordo com o próprio Governo, a regulamentação visa oferecer uma alternativa segura e profissional para garantir o atendimento e a assistência médica de pacientes, mesmo durante o período de necessidade do Distanciamento Social.

A Telemedicina porém, é uma ferramenta e uma opção de atendimento médico com muito mais potencial do que um simples escape para aliviar o sistema de Saúde durante crises. Isso se dá por sua facilidade em se integrar às novas tecnologias e pela alta disponibilidade de ferramentas compatíveis com esse atendimento em todas as camadas da população.

Pense bem, além do equipamento e preparação da clínica, tudo que é necessário para atender um paciente de maneira remota é um meio de pagamento e uma câmera, que é amplamente disponível em smartphones, notebooks e tablets.

Mas o que é Telemedicina exatamente?

A modalidade é basicamente uma opção de atendimento remoto que permite a médicos e outros profissionais da saúde utilizarem transmissão de vídeo e outros recursos tecnológicos para realizarem consultas à distância.

Legalmente o termo engloba qualquer situação que utilize as tecnologia da informação e telecomunicação para o fornecimento de atenção médica a pacientes ou outros profissionais da saúde.

Vale a pena ressaltar, para fins de esclarecimento que os termos teleatendimento, telemedicina e telessaúde são todos designações da mesma modalidade, com a telemedicina sendo o mais utilizado e mais preciso.

Como funciona a Telemedicina e o que está liberado no Brasil?

A partir da aprovação da prática pelo Conselho Federal de Medicina, a Telemedicina está liberada no Brasil enquanto houver o período de risco pelo Covid-19. Para fornecer o atendimento, os médicos e outros profissionais da área da saúde devem seguir algumas regras, como garantir o sigilo da consulta, gravar a mesma e além disso a manter em local seguro. 

A clínica ou consultório deve fornecer também os relatórios necessários ao paciente e gerar um prontuário como em uma consulta normal. Quanto à segurança online, é exigido pelo Conselho que as consultas aconteçam em espaços seguros, com certificação de segurança digital ICP-Brasil.

Nesse ponto, é recomendado não utilizar ferramentas convencionais, como e-mail e Whatsapp para atendimentos ou entregas de resultado, pois os mesmos nem sempre estão alinhados aos protocolos necessários de segurança. 

Também é importante conferir exatamente o que é feito com os dados fornecidos pelos clientes e pela clínica dentro da plataforma. Caso nas letras miúdas por exemplo, a mesma avise que utiliza esses dados para outros fins comerciais, ela não é segura para esse tipo de atendimento.

seguranca-icp-brasil-drmob

Protocolos de segurança são necessários para garantir um atendimento profissional com a Telemedicina.

Cumpridas todas as regras necessárias, o médico pode então realizar o atendimento remoto, desde que esteja claro que a necessidade do paciente não exija um atendimento presencial. 

Para o atendimento em si, qualquer método de transmissão de informação é aceitável, porém, é recomendado que a consulta seja feita por vídeo, pois isso aumenta a acuidade visual do diagnóstico profissional. 

Terminada a consulta, o médico deve proporcionar ao paciente um relatório digital, contendo as informações e recomendações do atendimento e ainda deve seguir com os mesmos processos  de pós-atendimento das consultas tradicionais.

Esse é claro, seria o processo mais simples e de certa forma menos eficiente de se aproveitar das vantagens da telemedicina. Por ser um recurso diretamente ligado ao uso de tecnologia da informação, diversas empresas de Tecnologia e Soluções para a área da Saúde já estão lançando no mercado seus módulos para essa opção de atendimento.

Telemedicina Integrada

No Dr.mob, chamamos o sistema de telemedicina conectada a um software de gestão médica de Telemedicina Integrada. Usamos esse termo pois a existência de um software médico de gestão conecta a Telemedicina a todos os processos e recursos já existentes no sistema e portanto, os conecta aos processos de gestão da clínica também.

Essa integração é vital para que a telemedicina passe de uma comodidade ou uma solução temporária para uma ferramenta poderosa de captação, fidelização e atendimento de pacientes.

Com o Dr.Mob por exemplo, você integra seu atendimento remoto com um prontuário digital completo e a possibilidade de emissão de laudos digitais, como laudos de exames ou de segunda opinião. Integrar a telemedicina aos seus processos é um passo certo na direção de uma clínica ou consultório de alto rendimento.

Dr.mob: a solução para Telemedicina Integrada na sua clínica

Por suas características inovadoras e por sua validação pelo Conselho Federal de Medicina, a telemedicina está sendo muito procurada por profissionais da saúde, clínicas e médicos especialistas.

interesse pela telemedicina no Brasil

Interesse pela palavra telemedicina nas redes de pesquisa do Google, números saltaram após a liberação do modelo de atendimento.

Por isso, o Dr.Mob disponibiliza já hoje para todas as clínicas e consultórios interessadas, o seu módulo de Telemedicina Integrada ao seu Sistema de Gestão Médica. Nossos sistema completo de gestão clínica fornece informações detalhadas sobre cada atendimento, além de uma série de outras ferramentas poderosas que vão evitar desperdício de tempo e dinheiro na sua clínica.

Com o Dr. Mob você conta com gestão financeira facilitada, agendamentos online, agendamento online, prontuário digital e relatórios completos e simples de analisar sobre todas as métricas de desempenho da sua clínica ou consultório.

Quer saber o melhor de tudo? Quando você contrata o módulo de telemedicina do Dr.mob, você já garante TODAS essas vantagens integradas a ele. Além disso, é claro, de contar com a melhor plataforma de Telemedicina Integrada com certificação de segurança ICB-Brasil presente hoje no mercado.

Se você quer saber mais sobre a Telemedicina, o Dr.mob, suas integrações e seus recursos, acesse nossa seção especial sobre Telemedicina Integrada.

Para conferir a Portaria Nº467 na íntegra, clique aqui: PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – DOU

Quer conferir uma super aula sobre a Legalidade da Telemedicina no Brasil? Acesse nosso Webinar especial com a Dra. Sandra Franco, especialista em direito da saúde, acesse:https://drmob.com.br/conhecimento/legalidade-da-telemedicina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts